Voltando ao Campus çApós o aprendizado on-line

Este documento descreve as medidas a serem tomadas em todas as facetas da escola para o retorno ao campus após um período de aprendizado on-line causado pela Pandemia da infecção COVID-19. Este guia baseia-se em recomendações e /ou regulamentos das autoridades educacionais e de saúde locais e nacionais do Japão, organismos internacionais como a OMS e CDC, bem como em coordenação com nossos parceiros no Conselho de Escolas Internacionais do Japão (JCIS).
Este documento está sujeito a ajustes a qualquer momento, com base na realidade da situação em evolução.

 

A “Bridging Phase”:  fase de transição: Princípios do Projeto

Transição da Aprendizagem On-line para a Escola Normal

Ao retornar à aprendizagem no campus, é provável que a situação do COVID-19 ainda esteja em andamento nos contextos global
e local. Nossa prioridade em segurança e bem-estar significa, portanto, que um retorno à escola ‘como normal’ ou como era antes não será possível. Portanto, a NIS entrará em uma fase de transição - “Bridging Phase” - na qual a aprendizagem baseada no campus será modificada, guiada pelos parâmetros mais seguros possíveis, antes de uma retomada à escola normal ou, se necessário, de um retorno à escola on-line.
Ao projetar essa ‘Bridging Phase’ e sendo informada pelas orientações locais e internacionais, a NIS adotou como principais direcionadores os dois elementos a seguir:

1.  Três elementos essenciais a serem considerados:

  • ventilação adequada dos espaços;
  • observância do distanciamento social e prevenção da superlotação;
  • atenuar os riscos de transmissão de vírus (gotículas, superfícies)

2.  A natureza específica da comunidade NIS

  • cobertura geográfica (na cidade, no mundo)
  • culturalmente e linguisticamente diverso

Nas políticas a seguir, esses elementos são aplicados - juntamente com orientações e regulamentos de agências locais e internacionais - a TODAS as facetas de nossa escola na “Fase de transição”. Isso inclui currículo e pedagogia até instalações e operações.

 

Instalações e Layout do Campus

Ventilação adequada dos espaços

Durante a “Bridging Phase”, a NIS abrirá todas as janelas e portas e deixará os ventiladores ligados durante o horário escolar. Isso inclui portas externas, portas de salas de aula e portas de escritórios. Solicita-se aos funcionários e alunos que se vistam adequadamente, devido ao impacto que isso pode ter na temperatura ambiente.

Observância do distanciamento social e prevenção da superlotação

Durante a “Bridging Phase” o layout da sala de aula da NIS proporcionará, na medida do possível, um distanciamento social. Os assentos individuais espalhados e voltados para a mesma direção terão preferência em relação ao modelo em grupo.

Atenuação dos riscos de transmissão de vírus
(gotículas, superfícies)

Durante a “Bridging Phase”, a NIS terá layouts de assento onde os alunos estão voltados na mesma direção (não entre si), tanto quanto possível, e especialmente durante o almoço, quando as máscaras não podem ser usadas. Também haverá uma rotina de limpeza contínua, regular e intensiva, que priorizará as superfícies duras usadas com freqüência.

Configuração do Campus

  • Janelas e portas serão abertas ao longo do dia. Estudantes e funcionários devem usar roupas adequadas para atender a essa necessidade
  • Os layouts da sala de aula serão ajustados para maximizar o distanciamento social. Isso envolve separar as mesas o máximo possível. Os layouts também serão ajustados para maximizar o assento unidirecional sempre que possível. Isso evita a transmissão de gotículas quando os alunos estiverem de frente um para outro, principalmente em momentos de alto risco, como o almoço. Este risco será ainda mais mitigado pelo uso de máscaras.
  • Remoção de tapetes que servem como ponto para o ‘hora da roda’ ou quaisquer outros elementos do design da sala de aula que incentivem grupos de estudantes a se reunirem em um único espaço.
  • As estações de spray desinfectante serão instaladas em todo o campus e o uso deste spray nas mãos será incentivado. No entanto, os alunos e funcionários serão lembrados de que é muito melhor lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ao spray desinfetante.
  • Uma mesa de reunião ao ar livre será estabelecida sob a ala do edifício Wing para realizar reuniões com visitantes externos que não precisam ocorrer no campus.
  • Espaços adicionais de escape (por exemplo, com estudantes trabalhando em corredores ou locais externos) serão - sujeitos a supervisão adequada da equipe - criados e incentivados
  • Pias adicionais serão construídas fora do Commons (até 6 de abril), e as pias atualmente instaladas nas salas de aula serão limpas para facilitar o acesso. Toalhas de papel serão fornecidas a todas as pias e os secadores de ar serão desconectados.
  • Latas de lixo serão colocadas em todas as salas de aula e em áreas comuns e serão esvaziadas regularmente.
  • Os bebedouros não serão mais utilizados para beber por via oral; no entanto, eles ainda podem ser usados   como estações para abastecimento de garrafas. Todos os alunos e funcionários são solicitados a trazer sua própria garrafa de água reutilizável.
  • Passagem / rotas do corredor: Os funcionários e os alunos
  • serão convidados a usar rotas externas entre salas, tanto quanto possível.

Limpeza

  • A limpeza diária será contínua ao longo do dia, com funcionários de limpeza adicionais empregados para circular pelo campus usando desinfetante de alta resistência em superfícies de alta frequência. Será dada prioridade às maçanetas, corrimãos, interruptores de luz, torneiras, superfícies de mesa / bancadas.
  • Limpeza adicional ocorrerá todos os sábados para garantir que o campus esteja pronto para a semana seguinte.
  • Os itens de alta frequência que precisam ser compartilhados pelos alunos (por exemplo, equipamentos eletrônicos da escola primária, itens de alta utilização no ELC) serão limpos conforme necessário e, no mínimo, no final de cada dia.
  • Desinfetante a base de álcool, pano e luvas serão fornecidos a todas as salas de aula e todas as áreas comuns, permitindo que o pessoal de apoio e de ensino e, quando apropriado, os alunos utilizem desinfetante continuamente conforme necessário durante o  dia. Isso é um adicional à limpeza profissional realizada pela equipe de limpeza descrita acima.
  • No caso de um caso COVID-19 ser relatado entre estudantes ou funcionários da NIS, o campus passará por limpeza desinfetante de acordo com as diretrizes do governo antes da reabertura.

 

Protocolos para Uso Seguro no Campus

Ventilação adequada dos espaços

Durante a “Bridging Phase”, a NIS:

  • Realizará reuniões  / encontros / aulas no espaço mais ventilado disponível, incluindo espaços de descanso nos corredores ou fora, sempre que possível.

Distanciamento social e prevenção da superlotação

Durante a “Bridging Phase”:

  • Os alunos serão ensinados a conhecer seu espaço pessoal de ‘bambolê’  e solicitados a respeitar o ‘bambolê’ dos outros.
  • Os alunos irão  se reunir em não mais de uma turma por vez em qualquer espaço da sala de aula (ou proporcionalmente menos se estiver em um espaço menor).
  • O uso da sala de aula garantirá, tanto quanto possível, o distanciamento social com o distanciamento equitativo dos alunos, o máximo possível. Atividades como hora da roda ou demonstrações de professores que exigem que grupos de alunos se reúnam na mesma parte da sala serão evitadas.
  • O horário escolar será reduzido e as atividades escolares serão canceladas, para evitar que os alunos precisem viajar em transporte público em horários de grande circulação de gente.

 

Atenuação dos riscos de transmissão de vírus (gotículas, superfícies)

Durante a “Bridging Phase”, a NIS irá:

  • Pedir aos alunos que não compartilhem equipamentos, a menos que seja absolutamente necessário. Nesse caso, é importante desinfetar o equipamento e lavar as mãos.
  • Exigir que a temperatura de cada aluno seja medida no início de cada dia e, no caso de mais que 37,5 graus, o aluno deve retornar imediatamente para casa através de transporte privado.
  • Reduzir os riscos de transmissão de gotículas da boca:
  • Exigir o uso adequado de máscaras.
  • Evitar falar alto / gritar, o que aumenta o risco de transmissão de gotículas - principalmente durante a hora do almoço, quando as máscaras não são usadas.
  • O uso de assentos em que os alunos estão voltados para a mesma direção (não um para o outro), tanto quanto possível, e especialmente durante o almoço, quando as máscaras não podem ser usadas.
  • Reduzir o risco de transmissão de vírus pelo toque instituindo uma regra de “não toque” - no trabalho, no estudo ou no lazer.
  • Continuar a educar todos os membros da comunidade sobre a importância de lavar as mãos regularmente com sabão por pelo menos 20 segundos - e insistir para que os alunos façam isso. Também ter estações sanitizadoras disponíveis para a desinfecção das mãos.
  • Minimizar, tanto quanto possível, o compartilhamento de recursos e providenciar a limpeza / desinfecção dos recursos /superfícies que devem ser compartilhados.

Projetando o Aprendizado

Embora ainda desejemos fornecer, tanto quanto possível, o currículo da NIS de “Inquire, Inspire & Impact”, a prioridade esmagadora é a segurança e bem-estar da comunidade, e por isso os professores precisarão modificar seu ensino; necessidade de ventilação, distanciamento social e prevenção da transmissão de vírus serão prioritários.


A “Bridging Phase” está planejada como uma fase temporária antes do retorno à escola normal e completa. No entanto, é possível que a “Bridging Phase” possa ser seguida por um retorno ao aprendizado on-line. Portanto, os professores usarão esse tempo para preparar os alunos para uma educação on-line eficaz no futuro, além de focar em atividades e conteúdo curricular que não podem ser facilmente realizados on-line.


O bem-estar dos alunos continua sendo nossa principal preocupação e, embora possa haver pressão para recuperar o tempo perdido, a equipe também se lembrará de que este é um momento estressante para os estudantes e que simplesmente passar um tempo no campus, reconectando-se, construindo confiança e oferecendo conforto são objetivos essenciais na fase de transição.

A programação diária

A fim de evitar o risco de os alunos se locomoverem na hora do rush, bem como eliminar o período de alto risco causados   pelos recreios e transições durante o dia escolar, durante a “Bridging Phase”, o NIS operará um dia mais curto (todos os dias, inclusive quartas-feiras, ou seja, horário de quarta-feira alterado) da seguinte forma:

ELC Preschool & Kindergarten

  • Início às 9:45, término às 15:00
  • Almoço das 11:30-12:30

Gr. 1-5

  • Homeroom  9:45-10:00
  • Período A 10:00-11:00
  • Almoço 11:00-12:00
  • Período B  12:00-13:00
  • Período C   13:00-14:00
  • Período D   14:00-15:00
  • Homeroom  15:00-15:15*
  • *Gr 1-2 será dispensado às 15:00 para facilitar a retirada.

Gr. 6-10

Período A 9:45-11:00
Período B 11:00-12:00
Almoço 12:00-13:00
Período C 13:00-14:00
Período D 14:00-15:15

Gr. 11-12

Período A 9:45-11:00
Período B 11:00-12:15
Almoço 12:15-12:45
Período C 12:45-14:00
Período D 14:00-15:15


*Uma página no Haiku mostrará a conversão da programação regular para a programação “Bridging Phase” acima, AQUI

Horário do Campus

Para garantir que os estudantes não se desloquem em transporte público nos horários de pico, a NIS terá um dia reduzido com horários rigorosos de acesso ao campus, da seguinte maneira:

  • O campus estará aberto aos estudantes a partir das 9:30; serão checadas temperaturas antes dos estudantes poderem entrar no prédio. Todos os portões / entradas serão abertos das 9:30 às 9:50 e novamente das 15:00 às 15:30.
  • O campus estará fechado (sem acesso) para os alunos antes das 9:30 e depois das 15:30.
  • Não serão permitidas atividades antes e depois da escola.

Almoço

Para limitar os riscos de transmissão de gotículas / vírus durante o almoço, as seguintes regras serão implementadas durante a “Bridging Phase”:

  • Opções de almoço: durante esta fase, os alunos e a equipe podem levar o almoço de casa ou comprar um almoço pré-embalado no Cezars’ kitchen (itens como sanduíches, etc.).
  • Lanches: O Cezars’ Kitchen não fornecerá lanches sem embalagem, somente pré-embalados estarão disponíveis para venda. Aqueles que trouxerem ou comprarem lanches são lembrados de que não devem ser compartilhados e devem procurar comer longe dos outros, tanto quanto possível.
  • Comprando almoços ou lanches: ao usar o Cezars’ Kitchen, as mãos devem ser desinfetadas imediatamente após colocar o número do seu PIN no teclado.
  • Segurança das mãos limpas antes de comer: Antes de comer, os alunos devem lavar as mãos por pelo menos 20 segundos usando água e sabão. Isto será JUNTAMENTE COM o spray desinfetante disponível no campus
  • Microwaves:  Students will not be able to use the microwaves to heat their lunch so please prepare lunch from home accordingly.

Horário do Almoço

Uma programação de almoço escalonada e um local fixo para refeições serão estabelecidos da seguinte maneira:

Almoço do Primário:

  • Gr. 1-2: retirar o almoço entre 11:00-11:20 e comer em salas de aula
  • Gr. 3-5: retirar o almoço entre 11:40-12:00 e comer em salas de aula

Almoço do Secundário:

  • Gr. 6-10: retirar o almoço entre 12:00-12:15 e comer fora (tempo bom) ou em salas de aula (tempo chuvoso)
  • Grades 11-12: retirar o almoço entre 12:15-12:30 e comer fora (tempo bom) ou em salas de aula (tempo chuvoso)

 

Supervisão no almoço

O almoço é um dos horários de maior risco do dia, devido ao fato de os alunos não poderem usar máscaras enquanto comem e o risco de ingestão de gotículas ser alto. Portanto, a equipe irá comer com os alunos para garantir a segurança. Além disso:

Se comer na area interior (Primário todos os dias, Secundário em tempo chuvoso):

  • As superfícies serão limpas com desinfetante no início e no final do almoço.
  • Os alunos devem sentar na mesma direção (não de frente um para o outro) enquanto comem e conversas devem ser evitadas o máximo possível
  • Os alunos serão supervisionados por professores da sala de aula

Se comer na area exterior (Secundário com tempo bom):

  •  Os alunos deverão ficar espalhados (pelo menos a distância de 2 braços entre estes) e serão solicitados a não estarem de frente um para o outro / falar alto enquanto comem
  • Os alunos também devem evitar tocar as superfícies o máximo possível durante as refeições

Os alunos do ensino secundário serão lembrados de que comer ao ar livre em um espaço arejado é agradável e seguro - mas apenas se seguirem as diretrizes de distanciamento social. Caso isso não seja seguido, a escola pode considerar a possibilidade de comer em salas de aula, independentemente do clima. Apreciamos o apoio dos funcionários e dos pais na formação dos alunos.

O início e o fim do dia

Entrega e retirada dos alunos pelos pais

Nenhum pai será permitido no campus, com exceção da Pick-up / drop-off no ELC e Gr1 & 2, apenas da seguinte maneira:

Drop-Off (9:30-9:45)

  • Os pais podem ir a qualquer portão para deixar o filho, mas não podem entrar no campus a não ser através do portão ELC no estacionamento superior.
  • No portão do ELC, um professor estará disponível para apoiar as crianças que não conseguirem se separar facilmente dos pais. Além disso, se necessário, os pais da ELC e das séries 1 e 2 terão acesso ao campus por esse portão pelo menor tempo possível, caso o filho precise de ajuda para ir à aula
  • Os pais de alunos de outras séries só podem acessar o campus se solicitados pelo professor de seus filhos.
  • Os pais de crianças mais velhas preocupados com a necessidade de acompanhar seus filhos no campus devem entrar em contato com o professor de seus filhos para obter informações.
  • Não haverá tempo da comunidade no ELC.

ELC-Gr. 2 Pick-Up (from 15:00)

  • Os professores irão levar os alunos do ELC e Gr. 1 diretamente para o ônibus (a partir das 15h15) (se aplicável) ou para o portão da ELC a partir das 15h, para serem recebidos pelos pais.
  • Os pais do ELC - Gr. 2 que desejam entrar no campus para retirar seus filhos devem entrar pelo portão da ELC antes das 15:00 e sair até às 15:10.

Gr. 3-12 Pick-Up (15:15-15:30)

  • Todos os outros alunos serão dispensados às 15:15
  • Os pais de crianças mais velhas preocupados com a necessidade de entrar no campus devem entrar em contato com o professor de seu filho para obter informações.

Checagem de Temperatura

No início de cada dia, na entrada do campus, todos os alunos terão que checar sua temperatura:

  • Entre 9:30-9:45, ao entrar no campus, um administrador medirá a temperatura de cada aluno com um termômetro sem contato.
  • Os alunos que estiverem atrasados   para a escola (depois das 9:45) precisam ir ao escritório principal, onde a temperatura será medida.
  • Se a verificação da temperatura for 37,5 graus ou mais, o aluno será escoltado para uma área fora da sala de isolamento, onde a temperatura será verificada pela enfermeira da escola. Caso a temperatura seja confirmada em 37,5 graus ou mais, o aluno será colocado na sala de isolamento até ser retirado pelos pais.

O ônibus escolar da NIS

As medidas abaixo serão implementadas no serviço de ônibus escolar do NIS:

  • Para poderem andar de ônibus, os alunos DEVEM:
  • usar uma máscara facial o tempo todo (será negado o embarque dos alunos, a menos que esteja usando uma máscara facial).
  • usar desinfetante para as mãos na entrada.
  • evitar falar alto / diretamente um com o outro.
  • As janelas do ônibus estarão abertas; os alunos que sentem frio devem vestir-se adequadamente.
  • Os estudantes devem evitar riscos nunca compartilhando alimentos / lanches

Atividades Extra Curriculares e Eventos

Durante a “Bridging Phase”, a prioridade é o ensino em sala de aula para o aprendizado e bem-estar. As atividades extracurriculares na hora do almoço podem acontecer desde que estejam alinhadas com todas as diretrizes e requisitos descritos neste documento, embora não haverá atividades extra curriculares ou eventos especiais que aumentem os riscos para a comunidade, prejudiquem o ensino em sala de aula ou ocorram quando o campus estiver fechado para os alunos.

À medida que a escola se aproxima de um retorno à rotina normal, os eventos podem ser adicionados caso a caso. Eventos especiais essenciais à aprendizagem ou à missão da escola (por exemplo, exames, conclusão de avaliações internas, formatura do ensino médio) ocorrerão em circunstâncias modificadas, sempre que possível.

Ensino e Aprendizagem para estudantes que não estão no Campus

A NIS espera e presume que todos os alunos que possam frequentar a escola o façam. No entanto, também reconhecemos que alguns alunos da NIS podem não conseguir frequentar o

campus pelos seguintes motivos:

  • A família não está atualmente em Nagoya devido a realocação temporária involuntária.
  • A criança precisa ficar em casa por motivos de doença ou quarentena / auto-isolamento, conforme definido pela política da NIS.
  • A família tomou a decisão razoável, devido a pessoas de alto risco que residem na casa, de que seu filho não retorne ao campus neste momento.

Nesses casos, a NIS reconhece sua obrigação de continuidade do aprendizado. Ao mesmo tempo, não é possível que os funcionários da escola forneçam um programa on-line completo e um programa presencial simultaneamente. Consequentemente, as medidas abaixo serão implementadas para apoiar os alunos temporariamente incapazes de frequentar o campus

Apoio ao Estudante Fora do Campus na Escola Primária

Os professores da turma primária se concentrarão na aprendizagem presencial; o papel do estagiário será tornar o aprendizado acessível aos alunos daquela série que não puderem participar do aprendizado no campus. O estagiário irá:

  • Ajustar e adaptar o conteúdo o máximo possível para o aprendizado on-line e disponibilizá-lo para os alunos nas mesmas plataformas que durante a escola on-line. Não é esperado que o estagiário crie novo conteúdo.
  • Organizar um check-in diário com os alunos on-line para ajudá-los a permanecer conectados a NIS e para ajudá-los com seu aprendizado e bem-estar.
  • Esteja à disposição dos alunos para perguntas e apoio.

Sempre que possível, os alunos on-line se envolverão com alunos presenciais em projetos colaborativos e iniciativas de classe, embora seja solicitado que pais e alunos entendam as limitações óbvias que existem. Embora o estagiário seja o principal ponto de contato para

O aprendizado on-line, os professores da turma permanecem, é claro, disponíveis para apoiar os alunos que não podem vir ao campus.

Apoio ao Estudante Fora do Campus na Escola Secundária

Os professores secundários apoiarão os alunos que não puderem frequentar o campus através:

  • Da manutenção das páginas dos Haiku da turma com recursos, materiais das aulas e tarefas que possam ser usados   pelos alunos fora do campus para acompanhar o aprendizado nas aulas.
  • Permanecer disponível para estudantes fora do campus para apoiá-los na conclusão de seus trabalhos por e-mail ou pelo Google Meet.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre o trabalho concluído da maneira normal - e fornecer crédito e notas completos para o curso, desde que todas as expectativas sejam atendidas.
  • Esforçar-se, sempre que possível, para conectar alunos fora do campus com alunos do campus, por exemplo, incluindo-os virtualmente em projetos de grupo (quando o fuso horário permitir).

Embora essas medidas não atinjam o mesmo nível da escola
on-line, esperamos que, para aqueles estudantes que não possam frequentar o campus, elas ajudem na continuidade do aprendizado. No entanto, pedimos aos pais que entendam essas limitações e, sempre que possível, garantam que seu filho possa ir à escola.